Em geral, a respiração é vista apenas como uma resposta à necessidade fisiológica de troca de gases, porém, respirar é muito mais que isso.
Atualmente, estima-se que a maior parte da população utiliza apenas 10% da sua capacidade pulmonar, uma respiração curta que prejudica o processo de oxigenação. Quando respiramos com mais consciência, ampliamos nossa capacidade pulmonar, o que proporciona melhora da oxigenação e da circulação sanguínea. Assim, liberamos substâncias que não nos servem mais, equilibramos nosso metabolismo, relaxamos e melhoramos as emoções.
Trabalhar a respiração, contudo, não requer esforços nem técnicas desafiadoras. Para começar, conscientize-se de como você respira, se é pelo abdômen ou pela parte alta dos pulmões. Quer tentar?
Reserve um tempo para você. Sente-se ou deite-se de forma confortável. Deixe os braços relaxados ao lado do corpo. Feche os olhos e inspire o ar lentamente pelo nariz. Em seguida, expire pela boca, bem devagar – o ideal é gastar, na expiração, o dobro do tempo usado para inspirar. Repita essa respiração até que se sinta tranqüilo.
A respiração não apenas nos mantém vivos, mas também proporciona bem-estar e qualidade de vida. Dê mais atenção a ela e desfrute desses benefícios.
Equipe SP Educação com Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário