quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Você cuida do seu coração?

                   O coração é um músculo involuntário extremamente importante, fornecendo a cada batida o alimento essencial para o funcionamento do nosso organismo. Um corpo saudável traduz um coração saudável. E será que sabemos cuidar do nosso coração? Manter um estilo de vida adequado, com atividade física regular, alimentação equilibrada, evitar o tabagismo, ter um sono de qualidade e fazer acompanhamento médico periódico, muitas vezes parece difícil. No entanto, tais mudanças fazem a diferença para diminuir o risco cardiovascular. As emoções, aliadas a esses hábitos, também mexem com a saúde desse órgão vital. Não há motivos para fugir das alegrias e tristezas cotidianas, que podem ser das mais variadas origens, provocando efeitos diversos em cada pessoa. Um jogo de futebol, o reencontro com uma pessoa querida, o nascimento de um filho, um casamento ou uma nova paixão ajudam no fortalecimento cardíaco.


Tudo é uma questão de escolha... uma escolha pela sua vida!!




Equipe SP Educação com Saúde.

Você sabe manejar o estresse?

             O estresse não é propriamente uma doença, mas um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão do trabalho, dos problemas cotidianos, das perdas e mudanças importantes de vida.

             Ao enfrentar situações estressantes, nosso organismo nos prepara para combatê-las, liberando substâncias químicas, como a adrenalina e a cortisona que, em excesso, geram tensão muscular, dores de cabeça, dores de estômago e pressão alta, além de alterarem o sistema imunológico.

            Diante de tantas implicações, aprender a manejar o estresse se torna indispensável. Sendo assim, devemos valorizar as situações gratificantes em contraponto às situações estressoras, como atividades de dança, artesanato, leitura, jardinagem, além do contato com amigos e familiares ou com um animal de estimação.

             Além disso, você pode identificar o que está causando tensão e aborrecimento e tentar contornar essas causas, planejando melhor seus horários, por exemplo. Por fim, tenha um tempo para relaxar, esvaziar a mente de preocupações. Respire lenta e profundamente. Seja positivo e paciente.



Participe das atividades oferecidas pela Equipe SP Educação com Saúde.

Blog: www.comnorte2.blogspot.com.br