quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Você sabe manejar o estresse?

             O estresse não é propriamente uma doença, mas um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão do trabalho, dos problemas cotidianos, das perdas e mudanças importantes de vida.

             Ao enfrentar situações estressantes, nosso organismo nos prepara para combatê-las, liberando substâncias químicas, como a adrenalina e a cortisona que, em excesso, geram tensão muscular, dores de cabeça, dores de estômago e pressão alta, além de alterarem o sistema imunológico.

            Diante de tantas implicações, aprender a manejar o estresse se torna indispensável. Sendo assim, devemos valorizar as situações gratificantes em contraponto às situações estressoras, como atividades de dança, artesanato, leitura, jardinagem, além do contato com amigos e familiares ou com um animal de estimação.

             Além disso, você pode identificar o que está causando tensão e aborrecimento e tentar contornar essas causas, planejando melhor seus horários, por exemplo. Por fim, tenha um tempo para relaxar, esvaziar a mente de preocupações. Respire lenta e profundamente. Seja positivo e paciente.



Participe das atividades oferecidas pela Equipe SP Educação com Saúde.

Blog: www.comnorte2.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário