segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO


O coração é uma bomba muscular responsável por levar sangue para os órgãos, suprindo todo o organismo com os nutrientes necessários ao seu funcionamento. Essa bomba funciona por impulsos elétricos gerados em células do próprio coração.

Ele é dividido em 4 câmaras; 2 átrios superiores (direito e esquerdo) e 2 ventrículos inferiores (direito e esquerdo). Nele o sangue circula da seguinte forma:
Ø O sangue desoxigenado (venoso), proveniente de todo o organismo, chega ao átrio direito pelas veias cavas superior e inferior, se dirige ao ventrículo direito, de onde é bombeado para os pulmões. Então, o sangue é oxigenado (arterial) e retorna ao coração pelo átrio esquerdo. Se dirige ao ventrículo esquerdo, de onde é bombeado para todo o corpo através da artéria aorta.

Esse órgão é de essencial importância para a vida. O bom funcionamento de suas estruturas, associada as boas condições dos vasos sanguíneos acarreta em qualidade de vida e bem estar. Portanto, saiba mais e cuide de seu coração.

Principais Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares:


  • ·         Sexo masculino: os homens apresentam maiores chances de apresentarem doenças cardiovasculares, porém, após a menopausa há uma tendência a diminuir essa diferença
  • ·         Faixa etária elevada: a grande maioria dos eventos cardíacos ocorre após os 65 anos de idade
  • ·         História familiar: pessoas com casos de doenças cardiovasculares em parentes próximos (pais, irmãos, tios e avós) tem maiores chances de apresentarem doenças cardíacas
  • ·         Tabagismo: promove aterosclerose, além de elevar os níveis de fatores coagulante do sangue (outro fator de risco). A nicotina também gera um aumento da pressão arterial e o monóxido de carbono reduz a capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue. Eventos cardiovasculares são 3 a 4 vezes mais frequentes em tabagistas regulares. Ex-tabagistas apresentarão risco cardíaco semelhantes aos não tabagistas 2 anos após o abandono do fumo. O fumo passivo, pela exposição à fumaça, também eleva o risco cardíaco.
  • ·         Dislipidemia: o colesterol é produzido pelo fígado e também obtido através da dieta, é uma substância essencial para o organismo, porém, tanto o aumento do LDL (colesterol “ruim”) como diminuição do HDL (colesterol “bom”) são fatores de risco importantes. A porção produzida pelo organismo dificilmente pode ser controlada, porém podemos reduzir a ingesta.
  • ·         Hipertensão: importante fator de risco e de prognóstico após a ocorrência de eventos cardíacos. O controle adequado da pressão, seja por medicamentos ou por mudanças no estilo de vida promove a redução do risco cardíaco.
  • ·         Inatividade física: exercício fisico melhora fatores de risco, como a hipertensão, resistência a insulina, níveis de colesterol e triglicerideos.
  • ·         Diabetes melito: risco aumentado em tipo 1 (risco maior em pacientes com proteinúria) e tipo 2 (homens risco duplica e mulheres quadruplica). Diabetes tipo 2 geralmente é acompanhado de outros fatores de risco, como aumento da pressão arterial, triglicerides e redução de HDL colesterol (colesterol “bom”)
  • ·         Obesidade: aumenta o risco pela presença de gordura (principalmente abdominal) e agrava os riscos associados, como hipertensão, resistência a insulina, HDL colesterol baixo e aumento triglicerides
  • ·         Álcool: o consumo elevado de álcool leva ao aumento da pressão arterial, podendo induzir arritmias, pode haver hipercoagulação, pode haver dano do miocárdio e aumento do risco cardiaco
  • ·         Fatores psicossociais: como a raiva, a ansiedade, a depressão, a hostilidade. Ainda não há provas de que intervenções psicossociais reduzam o risco de doenças cardíacas

Como evitar as doenças do coração:

1- Controle seu peso (diga não a obesidade)
2-     Cuide da sua saúde (consulte o médico regularmente)
3-      Controle sua pressão (meça regularmente e tome medicamentos adequadamente)
4-      Não fume
5-      Diminua o consumo de sal (observe rótulos)
6-      Pratique exercícios físicos (diga não ao sedentarismo)
7-      Faça uma alimentaçao balanceada (escolha bem os alimentos)
8-      Controle os níveis de glicemia (açúcar no sangue) e colesterol
9-      Evite o estresse

AME SEU CORAÇÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário