quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Você se considera um profissional da voz?



O uso adequado da voz é uma questão de saúde e adotar alguns cuidados para mantê-la saudável é muito importante, principalmente para aqueles que a utilizam profissionalmente, de forma intensa e sistemática.
Os professores usam a voz constantemente, assim como os atletas usam os músculos do corpo. Contudo, ao contrário dos esportistas que se  submetem a treinos específicos e desenvolvem um preparo físico suficiente para resistir ao desgaste de sua profissão, é raro que um professor tenha tido a oportunidade de desenvolver sua voz para comunicação em sala de aula.
          O uso intenso e inadequado da voz leva ao aparecimento de alterações vocais, que afetam a vida pessoal, social e, sobretudo, a profissional, gerando ansiedade e estresse. Por essas razões, quem utiliza a voz profissionalmente, muitas vezes, necessita de um trabalho de prevenção e de apoio para desenvolver sua competência vocal. 

           Fique atento a programação do Programa SP Educação com Saúde. Os cuidados com a voz dos servidores da educação serão tema das próximas atividades. Divulgaremos aqui no blog, na Diretoria de Ensino Norte 2 e em sua escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário